Que a situação não era tão bonha este blogueiro já tinha o conhecimento, até porque mantenho quase que diariamente diálogos com motoristas do executivo municipal de Alto do Rodrigues/RN, e em suas palavras, era unânime os depoimentos da falta de manutenção nos transportes e máquinas agrícolas e pesadas, mas jamais esperava que fosse tão caótica como foi encontrado. A gestão do ex-prefeito Nixon Baracho deixou cerca de 80% de sua frota com problemas técnicos e 10% dela totalmente sucateada.
Fui pessoalmente conferir os veículos existentes na garagem da prefeitura, e o que lá encontrei foi um verdadeiro reflexo do descaso e mal gestão. Ao todo, até a manhã de ontem, os levantamentos eram da necessidade urgente da aquisição de quase 50 pneus, sem falar que foi visto o absurdo de quase 10 veículos não ter nem o pneu e muito menos o aro (roda) do estepe, que só Deus sabe o paradeiro dessas rodas e seus pneus.
Dentre os problemas encontrados, alguns veículos estão necessitando com urgência de substituição de conjunto de embreagem, outros de reparos de freios, substituições de lâmpadas, serviços de lanternagem e pintura, revisão de motor, serviços de capotaria principalmente nos ônibus escolares. Os serviços vão desde simples substituições de pneus e correias, até uma total e completa substituição de motor.
Não será fácil e rápido a recuperação total desses transportes, alguns até inviáveis diante do mal estado de conservação e tempo de abandono, sem falar no demorado trâmite burocrático que requer, mas segundo informações oficiais, a Prefeita Raquel Lemos mandou que imediatamente fosse realizado um completo levantamento das necessidades, e que o setor de licitações já desse início aos preparativos dos trâmites legais, agora lôgico, tudo vai depender da disponibilidade financeira do executivo municipal.
Ainda no setor de transportes, o ex-prefeito Nixon Baracho, segundo informações de alguns motoristas contratados, no final de seu mandato realizou o pagamento de alguns direitos como 1/3 das férias e outras coisas, somente aos motoristas mais próximos, os tidos como "motoristas da casa", aqueles que costumavam beber com o ex-prefeito ou o filho do prefeito, como também aquele que até de churrasqueiro do ex-prefeito servia, sem falar em uma motorista parente próxima do prefeito, enquanto os demais ficaram há ver navios, inclusive, um deles procurou o então secretário de administração para saber sobre tais pagamentos, e como resposta teria recebido a orientação de que "PROCURASSE A SUA PREFEITA DEPOIS DO DIA 1º DE JANEIRO".
Nenhum comentário:
Postar um comentário