Durante o período eleitoral a Médica Raquel Lemos, prometeu melhorias no sistema de saúde pública no município, mas após 01 mês de gestão o que se ver é um verdadeiro caos e mudanças para pior, pois apesar da ampliação no horário de atendimento da secretaria municipal de saúde, diversas outras medidas só trouxeram prejuízos para a população, aos quais passo a relacionar:
01º) MEDICAMENTOS: Antes, as pessoas que necessitavam de medicamentos de alto custo se dirigian a secretaria municipal de saúde, procurava Leoneide, lá entregava a receita e documentos necessários, e no primeiro momento recebia a medicação em torno de 15 dias, daí passando a receber regularmente. Agora, nessa nova gestão, as pessoas que já recebiam ficaram sujeitos a realizar um novo cadastro, juntamente com os novos usuários, para passar por uma avaliação de assistentes sociais, para posteriormente receber ou não a medicação.
Ora, se uma pessoa com Diabetes, hipertensão, com problemas psiquiátricos ou outras comorbidades que não podem deixar de fazer uso de seus medicamentos, ficarem sem os mesmos por um longo período, a Médica Raquel Lemos, Prefeita do Alto do Rodrigues, não sabe as consequências que podem causar? Será com certeza um longo período, mais de 15 dias, pois estima-se que são mais de 500 usuários cadastrados e somente 02 assistentes sociais para realizar tais avaliações.
Dentre os usuários cadastrados se encontra uma senhora que é laudada com TDH e AUTISMO, já realizou 04 tentativas de suicídios, duas últimas sendo atendida na emergência do Hospital da cidade, que vem mantendo o controle e estabilidade psiquíca a custo de medicaçãoes, oriunda de família pobre, duas filhas para criar, desempregada, sem bolsa família e com uma renda de apenas um salário mínimo (BPC), para aluguel, energia, água, alimentação e todas as demais despesas, sem ter de onde tirar dinheiro para a compra de seus medicamentos, aí sem o uso dessas medicações por quanto tempo essa senhora terá instabilidade emocional e não vir a cometer uma nova tentativa ou consumação de um suicídio?
Outro ponto desumano com requinte de crueldade dessa gestão está sendo o fechamento da UBS do Parque de Vaquejada no horário do almoço, com abertura as 13 horas, pois as pessoas que tem consultas ou algum outro procedimento agendado pelo período da tarde, que é por ordem de chegada, formam filas em baixo de um sol escaldante, no pico do meio-dia, isso incluindo idosos, gestantes e crianças.
Vale salientar e indagar sobre esse cadastramento que foi realizado e dado o prazo até o dia 31 de Janeiro, estando agora encerrado. A indagação que fica é sobre os novos usuários, tipo, uma pessoa passa hoje por um médico que prescreve uma medicação contínua para hipertensão, com esse cadastramento encerrado, como fica esses casos? Ora, quase que diariamente e infelizmente uma nova pessoa é obrigada a passar fazer uso de alguma medicação dessa, aí vai ter que esperar um novo período para cadastramento é?
É duro ver que neste município administrado por uma médica e que tem uma secretária de saúde enfermeira, esteja passando por esses tipos de questões, mas como na manhã de hoje foi formalizado uma denúncia pública junto ao Ministério Público Estadual, creio que em breve haverá algum tipo de modificação que trará reais benefícios para a população, pois o Representante do Ministério Público da Comarca de Pendências sempre agil de forma ágil quando provocado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário