segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

ALTO DO RODRIGUES: ASSALTO COM CARACTERÍSTICAS DE GOLPE DO SEGURO!



Na noite deste sábado (18/01), foi registrado um assalto onde teve como vítima o ex-secretário municipal de agricultura daquela cidade, popularmente conhecido por BÃO, onde segundo o Boletim de Ocorrência teriam levado sua caminhonete Fiat/Toro. Após cerca de 15 a 20 minutos do ocorrido, a caminhonete foi localizada na RN - 406, que liga a RN-118 ao município de Afonso Bezerra/RN, distante cerca de 20 quilômetros do local do assalto, sendo totalmente consumida pelo fogo (incendiada).

Em conversa com um policial civil experiente, de carreira longa, ele relatou que todos os veículos que são tomados de assaltos são utilizados para a prática de assaltos, homicídios, desmanche ou até venda em outros estados, principalmente na região amazônica ou áreas isoladas, sem fiscalização efetiva do policiamento, e que esta seria a primeira vez que ele tomava conhecimento de um fato desta natureza, onde se roubam um veículo tão somente para incendiar o mesmo.

Perguntado sobre o que então teria acontecido, se trataria de algum desafeto do propietário teria realizado tal ato como forma de vingança, o policial foi enfatico em afirmar que tal ato tinha toda característica de se tratar do golpe do seguro, pois a desova do carro foi muito rápido, o local que foi abandonado era uma área sem nenhuma comunidade de residentes ou propriedades rurais, deixando claro que teria um outro meio de transporte acompanhando ou no local a espera, para conduzir o "assaltante", sem falar que o veículo se encontrava muito bem estacionado para um veículo em fuga, e no local tinha um meio-fio com certa altura que se avançado de forma veloz, como normalmente agem assaltantes, as rodas dianteiras teriam amassadas ou quebradas, o que não ocorreu. 

Inclusive, o policial deu uma aula a este blogueiro de como é o procedimento deste golpe que segundo ele infelizmente vem sendo muito praticado. A modalidade consiste da seguinte forma: O proprietário do veículo por algum motivo não tem mais condição de manter os pagamentos das prestações em dia, então, para não ter o veículo tomado por busca e apreensão, onde o carro vai para leilão, onde geralmente é vendido pelo preço bem abaixo do mercado, aí do dinheiro arrecadado no leilão, se tira o valor referente a dívida bancária. Caso o valor seja acima da dívida, o restante é devolvido ao ex-proprietário, e nos casos, maioria, o valor arrecadado é abaixo da dívida, o ex-proprietário fica sem o veículo e fica ainda devendo ao banco financiador.

Então, os proprietários dão fim aos veículos que saõ segurados, onde recebem o valor referente ao seguro que é pago no valor estimado pela tabela da FIPE, valor esse acima um pouco do valor de mercado praticado no RN, aí o propietário negocia com o banco para quitar a dívida que com a antecipação do pagamento total tem um considerado desconto, todas as vezes o proprietário ficando ainda com um bom troco do valor recebido, sem falar que fica sem dever, com o nome limpo.

Segundo o policial, caberá a delegacia de polícia civil de Pendências realizar os procedimentos investigativos, e que a seguradora também as vezes adotam suas próprias investigações, mas que na maioria dos casos resultam em nada devido o bom planejamento realizado pelos autores e a falta de provas que levem em suspensão do pagamento do seguro total.  











Nenhum comentário:

Postar um comentário

SAÚDE PÚBLICA NA UTI E USUÁRIOS SOFRENDO!

A saúde pública do Estado do Rio Grande do Norte nunca esteve em situação tão caótica como vivido nos momentos atuais, e se existem doenças ...