No inicio da tarde de ontem fui procurado pelo jovem Daniel Pereira de Queiroz, residente no Assentamento Alto da Felicidade II, município de Afonso Bezerra/RN, com o qual tive uma longa e explicada conversa, na qual o jovem mostrou a sua total indignação e revolta porque simplesmente teve a sua vida e sua honra devastada por policiais militares, na noite deste último domingo (09), conforme os fatos relatados os quais citarei abaixo:
Daniel Pereira de Queiroz tem 28 anos, é casado, reside em assentamento do INCRA, trabalha arduamente como agricultor e para reforçar a alimentação dentro de casa em suas horas vagas faz pescarias ou vai caçar, na busca de mais alimentos. Nunca se envolveu em brigas, confusão ou algo do mundo criminoso, tendo como único vício as vezes beber umas cervejas, nada mais, e que neste último domingo, por volta das 21 horas se encontrava bebendo com um outro morador do assentamento na casa deste outro morador, quando um veículo sem nenhuma característica ou sinalização de viatura policial parou de frente, com 03 policiais militares fardados descendo, realizando perguntas, revistou naquele ambiente somente a pessoa de Daniel Pereira de Queiroz, iluminou o rosto do mesmo e fez uma foto com um celular e dali saíram em rumo ignorado.
Até aí, mesmo sendo o único revistado, tudo bem, pareceu para Daniel que se tratava de uma ronda ostenciva de rotina daqueles Políciais Militares, realizando uma batida policial e averiguando as pessoas presentes, jamais imaginando que horas depois, no amanhecer de ontem, segunda-feira (10), devido àquela "batida" policial a sua imagem, a sua honra e a sua vida iria tomar um curso nada agradável, para não dizer devastadora, quando se deparou nas redes sociais, grupos de whatsaap, com a sua foto estampada, aquela foto batida pelos Policiais Militares, com as seguintes escritas abaixo da foto: É DAS BARROCAS! TAVA ROUBANDO MOTO! AKI TREVO!
Neste caso são vários os questionamentos, relaciono alguns pontos:
1º) Que Policiais Militares são esses que se aproveitam da farda, da autoridade e das armas, intimidam cidadões humildes, tiram fotos e no dia seguinte espalham as fotos com acusações graves mentirosas?
2º) No absurdo caso de Daniel tivesse cometido essas falsas acusações, porque não o deteve e o conduziu a uma Unidade de Delegacia de Polícia Civil para a realização dos procedimentos cabíveis? e não o deixar no local onde se encontrava como aconteceu!
3º) Agora é comum, é praxe, Policiais Militares andarem em carros descaracterizados realizando investigações que é trabalho da Polícia Civil?
Gente, quem nunca passou por situação semelhante ou não tem noção das consequências, não sabe o quanto este tipo de ato é prejudicial a uma pessoa que sempre viveu dentro da legalidade, mesmo pobre, humilde, tira o sustento seu e da família (esposa) do seu suado trabalho como agricultor. Vocês tem noção de como é você dormir como um homem descente, honesto, e acordar no dia seguinte com a sua foto circulando nas redes sociais, em grupos da sua cidade e cidades circunvizinhas, lhe taxando de Ladrão?
Infelizmente, os covardes, os imbecis desses três policiais militares tiveram o cuidado de retirarem suas identificações, seus nomes da farda, assim não foram identificados, então não tem como este blogueiro fazer o mesmo com eles, EXPOR seus nomes e suas CARAS aqui, para milhares de pessoas do Brasil inteiro conhecer e saberem das atitudes desses biltres, como também impediu no momento de realizar uma Denuncia junto a Corregedoria de Polícia, à Comissão de Direitos Humanos, como também ingressar com representações criminais e civis contra os mesmos.
Orientado, Daniel Pereira de Queiroz na manhã de hoje vai a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Afonso Bezerra/RN, onde deverá sem lavrado um Boletim de Ocorrência Policial, sendo relatado minuciosamente todos esses fatos, não só para que se inicie uma investigação mais séria, inteligente, por parte da Polícia Civil, e quem sabe com isso consiga identificar quem eram esses policiais militares? Mas também para resguardar o mesmo de represalia por parte desses policiais que fizeram isso achando que o mesmo fosse ficar amedrontado, calado, sofrendo toda e qualquer tipo de humilhação, injustamente, sem vir a público se pronunciar em sua defesa.
Já a vocês, cidadãs e cidadãos, muitos que pegaram essa foto e o texto escrito, sem buscar saber a verdade dos fatos, sem buscar nenhuma base da verdade ou não do fato relacionado, e que simplesmente saiu espalhando nas redes socias aleatoriamente, tenham muito cuidado, pois neste caso trata-se de FAKE NEWS e espalhar fake news é crime. Vocês sim é quem são os verdadeiros criminosos e podem responder por isso, independente que tenha sido você ou não a dar início a essa ampla divulgação, conforme prever a Lei que segue abaixo: